• Sep 19, 2024 04:59 PM
  • Novidades

Como fazer uma máscara facial SuperFood

O que não é um conservante

Ingredientes para começar a fazer cosméticos par...

As melhores formas de vitamina C em formulações cosméticas

A vitamina C é sempre uma boa escolha para as condições de perda de colágeno, densidade fina da pele (frágil), vermelhidão difusa, cicatrização, pigmentação, envelhecimento da pele e todas as formas de defesa ambiental, então vamos explorar os diferentes tipos utilizados nas formulações cosméticas.

 

Tipos de Vitamina C encontrados em formulações cosméticas (nomes em INCI):

 

L Ascorbic Acid
Ascorbic Acid
Ascorbyl Palmitate
Magnesium Ascorbyl Phosphate
Ascorbyl di-palmitate

 

A ação mais forte de cada vitamina C

Ácido ascórbico: Interage com Vitamina E e outros antioxidantes lipossolúveis, que estão nas áreas ricas em lipídios da célula. (Membrana celular) Juntos eles se ligam aos radicais livres antes de terem a chance de danificar o tecido.

 

L Ácido ascórbico: é uma versão lipídica (óleo) encapsulada de ácido ascórbico, (normalmente Vitamina E) é um poderoso removedor de radicais livres (anti-oxidante), especialmente quando reforçado por bioflavonóides.
 

Palmitato de Ascorbilo: Inibidor da tirosinase. Ao inibir a enzima tirosinase, um efeito direto é tido sobre a formação do pigmento melanina. Portanto, é um ativo efetivo dentro das formulações de clareamento da pele.
 

Ascorbil Fosfato de Magnésio: Atua como um impulsionador da produção de colágeno tipo 3. Parece fortalecer os fios de colágeno, tornando-os mais resilientes. Esta forma de Vit C é mais facilmente absorvida pela célula cutânea do que o ácido ascórbico. Este tipo de Vitamina C é convertido pelo metabolismo em ácido ascórbico mais outros componentes importantes como o magnésio e o fósforo. (Micro-nutrientes muito importantes).
 

Recentemente, vários quelatos de Vitamina C com magnésio e outros grupos foram sintetizados com sucesso. Os quelatos de Vitamina C ou seus derivados são relativamente estáveis em soluções aquosas, portanto são adequados para formulação de cosméticos. Após a aplicação tópica, estes quelatos são prontamente absorvidos pela pele e liberam Vitamina C instantaneamente. Diferente do Vitamina C livre, os quelatos de Vitamina C não são ácidos e são muito seguros para a pele.
 

Ascorbyl di-palmitato: A forma mais eficaz de Vitamina C disponível hoje em dia. Por ser solúvel em óleo, é prontamente absorvido pelas camadas ativas da pele, como um poderoso antioxidante para proteger as membranas celulares e melhorar a resistência da pele aos efeitos nocivos do sol. Foi formulado para o tratamento eficaz do fotoenvelhecimento, pigmentação, problemas e sardas e para a manutenção de uma pele saudável.
 

Fatos

Fato: Testes mostraram que 5% é tudo o que podemos acondicionar em um serum antes que ele se torne marrom e se cristalize.

Fato: Se você comprar um serum que não mude de cor ao longo dos meses, provavelmente ele tem muito pouca Vitamina C.

Fato: Apesar das alegações de estabilização superior, toda Vitamina C perderá força após seis meses, (mesmo se mantida fria e longe da luz direta do sol).

Fato: O ácido ascórbico é inadequado para pessoas com peles sensíveis, por causa de sua atividade esfoliante. Use ácido ascórbico em peles mais espessas.

Fato: O fosfato de ascorbil magnésio é mais adequado para peles delicadas com/e problemas de pigmentação.

Fato: A entrega tópica de Vitamina C é muito mais eficiente do que doses maciças ou suplementos orais.

Fato: Vitamina C é destruído pelos raios ultra violeta. Ele é desnaturado na pele pela exposição aos raios UVR e, como acontece com a vitamina A, provavelmente desenvolverá uma deficiência crônica de Vitamina C em todas as áreas da pele que estão expostas à luz solar.

Fato: A concentração de Vitamina C na pele exposta ao sol tem sido consideravelmente menor do que a da pele não exposta. As experiências também mostram que a pele fica consideravelmente menos danificada se quantidades significativas de Vitamina C forem aplicadas topicamente antes da exposição ao sol.
 

O que destrói a Vitamina C?

O fumo: Fumantes e pessoas mais velhas têm uma maior necessidade de Vit C. (cada cigarro destrói 25 mg) 2 cigarros destruirão o RDA diário de 45 mg).
UVR: Todas as formas de radiação ultravioleta destruirão a Vit C, mas ela é particularmente suscetível à UVA (sunbeds).
Estresse: Usamos mais Vit C quando estamos sob estresse físico e emocional.
Oxigênio
Radicais livres
Alguns Medicamentos

Na minha opinião, qualquer tipo de Vit C é melhor que nenhum Vit C e é nossa melhor arma como uma arma de defesa ambiental. A vitamina C é fundamental para a saúde da pele.

A Vitamina C são as melhores para estas condições de pele: 

Todas as formas de Defesa Ambiental
Perda de colágeno
Densidade da pele fina (frágil)
Vermelhidão difusa
Cura
Pigmentação
Envelhecimento da pele
 

Dicas para formulação

FORMAS COMUNS DE VITAMINA C UTILIZADAS EM CUIDADOS COM A PELE
1. ÁCIDO ASCÓRBICO (SOLÚVEL EM ÁGUA):

O principal uso do ácido ascórbico nos cuidados com a pele é para a despigmentação. Ele consegue isso suprimindo a formação de melanina, inibindo assim a pigmentação. É utilizado, por exemplo, em produtos aplicados para tratar o envelhecimento da pele (manchas de envelhecimento), melasma, eritema pós-laser, e estrias. Tudo isso acontece muito profundamente em nossa pele. A remoção do stratum corneum por laser, métodos químicos ou mecânicos aumenta a absorção do ácido ascórbico. Obviamente, este tipo de uso é domínio de profissionais como dermatologistas e está fora do escopo do formulador de cuidados com a pele.
 

Desvantagens do Ácido Ascórbico

O ácido ascórbico é muito instável e este aspecto é de grande preocupação e é problemático para nós como formuladores de cuidados com a pele naturais. Quando exposto à luz e/ou ao ar, o ácido ascórbico não só se torna inativo, como também oxida extremamente rápido para se tornar ácido ascórbico desidro (DHAA), que se degrada ainda mais aos ácidos que são muito irritantes para a pele. Em outras palavras: o melhor cenário é que você terá um produto inútil; na pior das hipóteses, o processo de oxidação cria ainda mais radicais livres aos subprodutos ácidos, que são muito prejudiciais para a pele.
 

Para ser eficaz, o ácido ascórbico é muito dependente do pH. Para poder penetrar em nossa pele, a formulação requer um pH baixo (ácido) de menos de 3,5. A este pH, a carga iônica sobre a molécula de ácido ascórbico é removida e ela pode ser transportada através do estrato córneo.

Isto tem conseqüências em relação à preservação quando se faz produtos à base de água: a maioria dos conservantes naturais funciona no seu melhor na faixa de pH 5 a 5,5. Não se esqueça que um pH ácido como este pode causar sérios picadas na pele. Estes tipos de produtos (com um pH abaixo de 3,5) certamente não são para uso diário. Peelings químicos com um pH tão baixo devem ser aplicados somente por um dermatologista ou um esteticista profissional.
 

Conclusão

A forma natural da vitamina C, ácido ascórbico, pode ser a mais eficaz quando aplicada topicamente, porém, é também a versão menos estável. Gostaríamos também de ressaltar que tudo isso está acontecendo na hipoderme, o que significa bem abaixo da barreira visível da pele. As formulações que reivindicam propriedades clareadoras da pele se enquadram na categoria de 'drogas' e não de 'cosméticos'. Os agentes clareadores da pele têm o potencial de prejudicar seu cliente se usados e ou formulados incorretamente. Não podemos enfatizar o suficiente que, ao usar ácido ascórbico, você precisa estar totalmente ciente do que está fazendo e exigir habilidades de formulação muito avançadas. Nunca esqueça que, como formulador, você tem uma responsabilidade para com seus clientes.

2. DERIVADOS DE VITAMINA C: SUAS FORMAS ESTERIFICADAS

Um derivado é um composto adicionado (como fosfato ou palmitato) para ajudar a prevenir a degradação da vitamina C. Os derivados têm vantagens para nós como formuladores de cuidados com a pele como eles são:

não são tão sensíveis à luz e ao ar quanto o ácido ascórbico, e por isso são muito mais estáveis;
menos irritante para sua pele; e
não como dependente do pH.
 

Sua desvantagem é que eles são menos eficazes do que o ácido ascórbico. Possíveis derivados incluem:
 

palmitato ascórbico
palmitato de ascorbilo de magnésio
fosfato de ascorbilo de magnésio
ascorbato de cálcio
ascorbato de sódio
fosfato de acorbilo de sódio
 


 

Muitos de nossos alunos disseram estar preocupados com a combinação de ácido ascórbico e ácido benzóico (um composto que ocorre regularmente em misturas de conservantes naturais) criando o benzeno, que é um carcinogênico. Entretanto, os ésteres do ácido ascórbico (como nosso palmitato de ascorbilo) são muito mais estáveis em comparação com o ácido ascórbico em sua forma pura. A possibilidade de catalisar a degradação do ácido benzóico ao benzeno com estes ésteres é muito baixa. Ficar de olho no pH do produto (teste de estabilidade, pH entre 5-5,5) e aplicar quelantes para desativar íons metálicos (como cobre e ferro) evitará a possibilidade de degradação.

Sabemos que muitos de nossos alunos começam experimentando formulações à base de óleo e, embora ensinemos aos alunos como incorporar água em suas formulações para que possam criar uma gama mais ampla de produtos, algumas pessoas ainda preferem produtos anidros e isto é absolutamente bom; mas você já leu que o ácido ascórbico e alguns de seus derivados são solúveis em água.

Entretanto, não há necessidade de se preocupar se você estava esperando criar algumas manteigas ou bálsamos com foco na vitamina C; você ficará feliz em saber que ainda pode. O palmitato de ascorbilo é uma forma esterificada de vitamina C e também é solúvel em óleo.

3. PALMITATO DE ASCORBILO: UMA DAS MELHORES FORMAS DE VITAMINA C PARA FORMULADORES

Vamos dar uma olhada na composição do ascorbyl palmitate (INCI: ascorbyl palmitate), que colhemos de um fabricante:

Trata-se de um derivado estável da vitamina C ativa.
É um éster do ácido ascórbico e do ácido palmítico.
É dispersível em óleo.
A solubilidade lipídica do ácido palmítico aumenta a penetração do ácido ascórbico na pele.

É eficaz a um pH neutro, o que significa que não é irritante para a pele.
Sua aparência visual é a de um pó esbranquiçado.
Ele é naturalmente derivado: Aprovado ECOCERT/COSMOS.
Propriedades do palmitato de Ascorbyl

É um antioxidante muito potente que pode ajudar a proteger as células da pele e a matriz extracelular. Tem benefícios de alto desempenho para a pele madura, que incluem:

Propriedades antioxidantes que removem os radicais livres
estimulante da síntese de colágeno, que pode minimizar o sinal visível de rugas
clareamento da pele por causa de sua função melanina-sintese e inibidora
ajuda na eficácia e estabilidade do antioxidante (na maioria das vezes vitamina E) utilizado na formulação
função anti-inflamatória
função de fotoproteção

 

Conselhos de formulação Dosagem de aplicação: verifique com seu fornecedor escolhido, pois as informações de uso podem variar. Estávamos trabalhando com o Dermofeel Ascorbyl Palmitate do Dr. Straetmans.

como antioxidante de proteção do produto: 0.1 – 0.2%
como ativo de cuidados com a pele: 0,1 - 1%

 

Esteja ciente de que mais nem sempre significa necessariamente melhor! Procure sempre a porcentagem certa para seu produto, dependendo do tipo de produto que você está criando e da finalidade que ele precisa servir. Vamos repetir nosso mantra: "Tanto quanto for necessário, o mínimo possível". O palmitato de ascobyl é dispersível em óleo a temperaturas mais baixas, e solúvel em óleo a temperaturas mais altas. 

Explore Comments

No comments yet

Deixe seu comentário